Resenhas
17. TORTORA, G. J. Corpo humano: fundamentos de anatomia e fisiologia. 6. ed.
Porto Alegre: Artmed, 2006.
Organização do corpo humano
O corpo humano consiste em vários níveis de organização: químico, celular, tecidual,orgânico, sistêmico e do organismo. 1) NÍVEL QUÍMICO: átomos;
· 2) NÍVEL CELULAR: moléculas;
· 3) NÍVEL TECIDUAL: tecido epitelial;
· 4) NÍVEL ORGÂNICO: ex. do estômago
· 5) NÍVEL SISTÊMICO: ex. sistema digestório
· 6) NÍVEL DE ORGANISMO: SER HUMANO As células são as unidades estruturais e funcionais básicas de um organismo. Os tecidos consistem em grupos de células de especialidade similar.
Os órgãos são estruturas compostas por dois ou mais tecidos diferentes, tem funções específicas e normalmente uma forma reconhecível. Os sistemas consistem em associações de órgãos que tenham uma função comum. O organismo humano é uma coleção de sistemas integrados estrutural e funcional.
Os sistemas do corpo humano são o tegumentar, o esquelético, o muscular, o nervoso, o endócrino, o cardiovascular (circulatório), o linfático e o imunológico, o respiratório, o digestório, o urinário e o genital. Entre os processos vitais estão o metabolismo, a responsividade, o movimento, o crescimento, a diferenciação e a reprodução.
Introdução à química
Matéria é qualquer coisa que ocupe espaço e tenha massa. É constituída por unidades fundamentais denominadas elementos químicos, carbono, hidrogênio e nitrogênio perfazem 96% do peso corporal. Os átomos consistem num núcleo que contém prótons e nêutrons, e em elétrons que se movimentam em torno do núcleo em camadas eletrônicas. Uma molécula consiste em dois ou mais átomos quimicamente combinados.
As substâncias inorgânicas geralmente não possuem carbono e as orgânicas sempre o contêm.
Ácidos, bases e sais inorgânicos dissociam-se em íons quando em solução aquosa. Numa escala de pH, o 7 é neutro; abaixo, soluções ácidas; valores acima,soluções alcalinas. Carboidratos são açúcares ou amidos