Resenha livro: introdução à sociolinguística
Livro: Introdução à Sociolinguística
Autores: Maria Cecilia Mollica e Maria Luiza Braga.
Publicação: São Paulo, Contexto, 2003. O Livro Introdução à Sociolinguística: o tratamento da variação aborda as diferentes dimensões da Sociolinguística quantitativa. A obra está dividida em 16 capítulos e contém 200 páginas. Os capítulos que integram este livro estão distribuídos de forma a conduzir naturalmente o leitor no processo de apropriação do saber em Sociolinguística Variacionista.
O primeiro capítulo situa a Sociolinguística e a teoria da variação, familiarizando o leitor com os conceitos e termos técnicos, suas definições, e as distinções e classificações necessárias e indispensáveis.
Na leitura do primeiro capítulo, Fundamentação teórica: conceituação e delimitação, encontramos os seguintes tópicos:
Linguística e Sociolinguística:
Aqui encontramos uma explicação acerca do assunto mostrando que a Sociolinguística é uma das subáreas da Linguística e estuda a língua no seio das comunidades de fala, voltando a atenção para um tipo de investigação que correlaciona aspectos linguísticos e sociais.
A heterogeneidade como foco:
Neste tópico as autoras deixam claro que: todas as línguas apresentam um dinamismo inerente, o que significa dizer que elas são heterogêneas. Encontram-se assim formas distintas que, em princípio, se equivalem semanticamente no nível do vocabulário, da sintaxe e morfossintaxe, do sistema fonético-fonológico e no domínio pragmático-discursivo. E apresentam alguns exemplos no português falado no Brasil, ressaltando ainda que esta variabilidade linguística esta presente em todas as línguas naturais humanas.
Áreas de interesse da Sociolinguística:
Este ponto mostra que são muitas as áreas de interesse da Sociolinguística dentre elas temos: contato entre as línguas, questões relativas ao surgimento e extinção linguística, multilinguismo, variação e mudança constituem temas de investigação na área. Evidencia que o