Tratamento estratégico que as empresas dão as ferramentas de suporte ao marketing na comunicação
O objetivo desse artigo é dissertar sobre o tratamento estratégico que as empresas dão as ferramentas de suporte ao marketing na comunicação. Para complementar minha argumentação, baseei este artigo nos livros dos autores: Duda Pinheiro e Las Casas.
1. Introdução
O cenário em que o marketing está inserido mudou e tem mudado constantemente. A globalização, assim como transformações na economia mundial contribuiu para essas mudanças. Dentre elas, uma das mais significativas foi o surgimento de marcas/produtos com características idênticas ou extremamente similares, que confundiram os consumidores, conforme exemplificado pelo autor Duda Pinheiro em seu livro “Comunicação Integrada de Marketing” - 2009”. Podemos citar que antes da década de 50 (quando o Brasil começou a se modernizar) as pessoas não tinham opções. Era uma marca apenas de sabonete, de xampoo, etc, não tinha essa infinidade de escolhas. Com essa vasta quantidade de produtos à disposição, os consumidores também sofreram uma mutação, passaram a ditar regras, a avaliar o produto não apenas pela sua função básica, mas pelos seus valores e atributos, pelo diferencial que fizesse a escolha valer à pena. Os consumidores tornaram-se extremamente exigentes e seletivos.
Para sobreviver em meio à grande massa de produtos e serviços, as empresas aproximaram-se cada vez mais de seu público, entendendo suas necessidades e desejos, antes mesmo dos consumidores terem essa percepção. As organizações se dedicaram a estudar e entender o comportamento dos consumidores em geral, e principalmente no ambiente digital, que de acordo com o autor Las Casas [1] (2009, pag. 44) é um dos grandes desafios das empresas nos dias atuais. Segundo o autor, os consumidores que interagem no ambiente digital gradativamente estão assumindo comportamentos dinâmicos, inquietos e contestadores (por serem usuários de variadas tecnologias). Com o surgimento da Web 2.0 os consumidores começaram a criar seu próprio conteúdo na rede e a