Relatorio estagio
“O CLIENTE INTERNO COMO PRINCIPAL COLABORADOR DA ORGANIZAÇÃO”
Justificativa
No mundo competitivo em que vivenciamos, das mudanças que ocorrem constantemente, as organizações tem sido obrigadas a se adaptar e acompanhar as mudanças repentinas que ocorrem nos dias atuais. Podemos salientar que os clientes internos têm sido uma das principais vantagens competitivas das organizações, pois são os instrumentos usados para que o alvo que é o cliente externo seja atingido através de seus objetivos organizacionais.
Muitas empresas Prestadoras de Serviços estão sujeitas à falhas porque dependem de funcionários de contatos para fazer a entrega de serviços a clientes.
Como a entrega acontece durante a interação entre funcionários de contato e clientes, as atitudes e comportamentos de funcionários de contato podem influenciar as percepções que os clientes tem do serviço (Bowen e Schneider, 1985).
O Endomarketing é uma importante peça para essas falhas, pois auxilia para um melhor resultado através de treinamentos e incentivos, induzem os funcionários internos a comprar as idéias e serviços que a empresa oferece para uma melhor passagem de confiabilidade aos clientes externos, pois a organização só se faz presente no mercado competitivo através de seus clientes internos, externos e seus pares.
Empresas prestadoras de serviços que conseguem não somente ser confiáveis, mas também surpreender o cliente no modo como o serviço é prestado, alcançam a excelência, porém para que isso seja alcançado é preciso de habilidades, interação e comunicação adequadas com os clientes o que não deixa de ser uma das ferramentas do endomarketing.
As empresas prestadoras de serviços vivem com um dilema que seria o atendimento aos clientes que quando ocorrem esses contados podem tanto criar ou destruir os relacionamentos com os clientes.
A gestão de gerenciamento de Endomarketing molda os clientes internos como um suporte da