Resenha
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
DEPARTAMENTO DE LETRAS CLÁSSICAS E VERNÁCULAS
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA I
PROF. DR. EDUARDO KENEDY
SITE: www.eduardokenedy.net
EXEMPLOS DE RESENHAS
LEITE, Yonne & CALLOU, Dinah. Como falam os brasileiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, Série
Descobrindo o Brasil, 2002.
Resenhado por Luciene Bassols Brisolara (Universidade Católica de Pelotas)
Como falam os brasileiros, de Yonne Leite e Dinah Callou, tem por objetivo discutir a questão da variação lingüística. O livro se inicia com uma introdução geral sobre a linguagem, sua função sócio-comunicativa e os diversos falares existentes no Brasil. As autoras partem de Antenor Nascentes que, em 1953, classificou o falar brasi-leiro em seis subfalares: o amazônico, o nordestino, o baiano, o fluminense, o mineiro e o sulista. Além de destacarem características dialetais oriundas de diferentes regiões, tratam de outros fatores extralingüísticos, como: faixa etária, sexo, escolaridade etc, para explicar que as variações também são decorrentes de aspectos individuais. Dentre outros comentários sobre diversidade, destacam que a variação lingüística, de acordo com Antonio
Houaiss, é proveniente do próprio processo de colonização do país, ou seja, “dialetação horizontal por influxo indígena e diferenciação vertical entre a fala do luso e a fala do nascido e criado na terra”.
O livro, com 73 páginas, está dividido em 15 tópicos – alguns com 1 página e outros com 10: “introdução”,
“uma visão geral do Brasil: o mito de homogeneidade”, “assumindo a diversidade”, “o falar carioca no conjunto dos falares brasileiros”, “sexo, idade e variação lingüística”, “para uma caracterização dos falares brasileiros”, “a fonética da fala culta”, “os sotaques sintáticos da fala culta”, “normas, pluralismo, etc”, “traçando linhas imaginárias”, “voltando ao começo”, “cronologia”, “referências e fontes”, “sugestões de leitura” e, por fim, um item “sobre as autoras”.
No item “uma