Resenha: como falam os brasileiros
LEITE, Yonne; CALLOU, Dinah. Como falam os brasileiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002. (Coleção Descobrindo o Brasil).
Yonne Leite
Brasileira, graduada em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1957) e doutora em Lingüística pela University of Texas at Austin (1974). É Professora Adjunta IV aposentada da UFRJ e Bolsista 1A em produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.
Dentre os cinco livros de autoria da mesma, um deles, Como falam os brasileiros, será o tema da resenha abaixo.
Possui cerca de trinta artigos completos publicados em periódicos, segundo seu currículo Lattes. Dentre eles, “A Pesquisa Com Línguas Indígenas Brasileiras: Um Debate.”
Dinah Callou
Brasileira, graduada em Letras Anglo Germânicas pela Universidade Federal da Bahia (1959). Possui mestrado em Língua Portuguesa pela Universidade de Brasília (1965), doutorado em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980) e pós-doutorado em Lingüística pela Universidade da Califórnia/Santa Bárbara (1994-1995).
Seu currículo Lattes conta com mais de quatorze livros publicados/organizados ou edições e cerca de cinqüenta e dois artigos completos publicados em periódicos, nos quais aborda, dentre outros temas, variação e mudança, o português do Brasil e a fala culta carioca.
LEITE, Yonne; CALLOU, Dinah. Como falam os brasileiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002. (Coleção Descobrindo o Brasil).
O livro de Yonne Leite e Dinah Callou, Como falam os brasileiros, trata da diversidade de falares existentes nas diferentes regiões brasileiras. Ambas também são autoras do livro Iniciação à Fonética e à Fonologia e pesquisadoras do CNPQ.
Leite e Callou abordam assuntos como o mito da homogeneidade lingüística, a definição do falar carioca como "padrão nacional", a fonética, os sotaques sintáticos, normas e pluralismos da fala culta, entre outros.
Na introdução, as autoras referem-se