A pesquisa Sociolingüística - análise e produção
Introdução
O presente trabalho busca colher evidências para a reflexão sobre a sociolingüística, descrito no livro de Tarallo “A pesquisa Sociolingüística”. Diante das variantes que tem surgido em nossa língua, fizemos uma pesquisa sociolingüística a fim de apontar a influência que a sociedade tem nos vários grupos de falantes. E comprovar também que o objetivo da linguagem é a comunicação, independente da forma como é falada.
Objetivos
Buscar evidências que comprovem a existência de uma variação totalmente ativa na sociedade. Com base em pesquisas e estudos a partir de pesquisadores e pensadores que já defendiam essas hipóteses.
Métodos
A linguística, de fato, está a todo tempo nos envolvendo, seja por meio das variações e das formas divergentes de seu uso. Sendo assim, a pesquisa sociolingüística é muito importante para se está observando esses fatores que envolvem o meio lingüístico em que vivemos. Como orientado por Tarallo em “A pesquisa sociolingüística”, uma entrevista foi feita, observando alguns aspectos da língua do indivíduo. Sem comentar qual era o motivo ou qualquer envolvimento com o assunto, nosso entrevistado comentou alguns fatos de sua vida e a partir daí podemos perceber o predomínio da língua que cada um usa em seu dia a dia.
Entrevista
1. Você já esteve em alguma situação engraçada, que passou por algum “sufoco”?
R: Ixi, já passei por tanta coisa nessa vida.
2. Então me conte um desses casos que você já passou?
R: Teve uma vez que eu e meu irmão fomos namorar com as menina lá de onde eu moro. Aí a gente pegou e foi lá né. Só que quando a gente tava lá no bem bom né, o pai delas apareceu. Aí o bicho ficou feio.
3. E o que vocês fizeram?
R: Aí eu e meu irmão pulemo a janela que era alto e entremo na horta da casa dela (risos) aí o carro tava parado do outro lado, aí nois entremo no carro e poquemo embora (risos). Quase que eu cai dentro do rio