Sociolinguística
Fichamento texto 8
Leonardo Borges
Sociolinguística
“ A sociolinguística é uma área que estuda a língua em seu uso real, levando em consideração as relações entre a estrutura linguística e os aspectos sociais e culturas da produção linguística.”(Marrelotta, 2009, p. 141)
“A sociolinguística parte do princípios de que a variação e a mudança são inventes às línguas e que, por, isso devem sempre ser levadas em conta: na análise linguística.”(Marrelotta, 2009,p. 141)
“ Um de seus objetivos é entender quais são os principais fatores que motivam a variação linguística[...] a variação não é vista como efeito do acaso, mas como em fenômeno cultural motivado por fatores linguísticos (...) e por fatores extralinguística de varias tipos.” (Marrelotta, 2009, p.141)
“ A sociolinguística abordada neste manual [...] possui uma metodologia bem delimitada que fornece ao pesquisador ferramentas para estabelecer variáveis, para coleta e codificação de dados.”(Marrelotta, 2009, p. 141 -142)
“ O termo ‘variante’ é utilizado para identificar uma forma que é usada ao leitor de outra língua sem que se verifique mudança no significado básico.”(Marrelotta, 2009, p. 142)
“ Uma das contribuições de pesquisa sociolinguística consegue medir o número de ocorrências de usos de uma variante e, sobretudo, fazer previsões sobre principais tendências de uso em relação a essa variante.”(Marrelotta, 2009, p. 142)
“ Cabe ao sociolinguísta descobrir os contextos que favorecem a variação: a) na fala de um mesmo grupo de falante: b) entre grupos distintos de falantes divididos segundo variáveis convencionais, a exemplo de sexo idade escolaridade, etnia, nível sócio econômico.”(Marrelotta, 2009, p. 142).
“O conjunto de variantes denomina-se ‘grupo de fatores’ ou variável linguística”. (Marrelotta, 2009, p. 143)
“ Cabe a linguística estabelecer através do analise quais são as variantes linguísticas relevantes para a descrição e interpretação do fenômeno que esta estudando. Por