República velha - seminário (resumido 15 paginas)
A República Velha, a Primeira República Brasileira foi o período da história do Brasil que se estendeu da proclamação da República, com o fim do império e expulsão da família Real, em 15 de novembro de 1889, até 1930, com a Revolução que depôs o 13º e último presidente da República Velha, Washington Luís, dando inicio à nova República, começando mais uma etapa na história do Brasil.
Promulgada a Constituição da República em 24 de fevereiro de 1891, inspirada na constituição americana, liberal-democrática, tinha como pontos principais divisão e independência dos poderes, sendo o Executivo, Legislativo e o Judiciário, instituir o regime federativo presidencialista, o voto universal masculino não-secreto com exceção dos mendigos, analfabetos, soldados e religiosos, estabelecer a igualdade jurídica dos cidadãos (“todos são iguais diante da lei”), o direito de propriedade, liberdade de crença, de associação e expressão, laicização do ensino público, separação entre o Estado e a Igreja; autonomia dos estados. Todos esses institutos foram radicais para o período, pois foram algo novo no contexto de transição de Império para República.
2. OS PRIMEIROS PRESIDENTES – REPÚBLICA DA ESPADA
No Período de início da república o governo foi exercido por dois militares, devido o temor de uma reação monárquica, estabeleceu-se o momento de consolidação das instituições republicanas. Os militares presidentes foram os marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto. O governo de Deodoro da Fonseca é dividido em dois momentos, o governo provisório e o governo constitucional.
2.1 - Governo Provisório
O. Período que vai da proclamação da República em 15 de novembro de 1889 até a elaboração da primeira constituição republicana, promulgada em 24 de fevereiro de 1891. Algumas das principais medidas do governo provisório foram a extinção da vitaliciedade do Senado, a dissolução da Câmara dos Deputados, a supressão do Conselho de Estado, extinção do Padroado e do