Barra Bonita
Os Fundadores
Cel. José de Salles: "Finou-se, ontem cedo, nesta capital, aos 78 anos de idade, o sr. Cel. José de Salles Leme, viúvo de sra. Winifrida Dauntre Salles, e chefe de numerosa família.
O Cel. José de Salles Leme foi o fundador da próspera cidade de Barra Bonita, demonstrando com seu gesto, o seu desprendimento e o descortino de sua inteligência. Demarcando o perímetro urbano, não se esqueceu o ilustre cidadão de fixar o suburbano, em lotes, para pequenas chácaras.
Barra Bonita deve-lhe o que hoje é.
O venerando paulista era natural de Campinas, filho da sra. D. Maria Barbosa de Salles e do sr. José de Campos Salles, velho chefe republicano, sogro do Dr. Campos Salles, saudoso presidente do Brasil. Desde infância viveu na lavoura, tendo sido um dos mais animosos agricultores de café neste Estado. Teve fazenda em Jahu, e Barra Bonita, e, ultimamente, no município de Campinas.
Deixa, além de 29 netos, os seguintes filhos: sr. José de Campos Salles, casado com sra. d. Maria Antonieta da Silva Salles; Ranulpho de Campos Salles, casado com sra. d. Marietta Ferreira de Campos Salles; sra. d. Eponina de Salles Amaral, casada com o sr. dr. Ariosto de Amaral; sra. d. Lavínia de Salles Mello, casada com o sr. Joaquim Franco de Mello; sra. d. Anna de Salles Sampaio, casada com sr. João Baptista de Almeida Sampaio; sra. d. Elisa Salles da Veiga, casada com o sr. dr. Jorge da Veiga; sra. d. Dulce Salles de Azevedo, casada com o sr. Luiz Vicente de Azevedo; sra. Evangelina de Salles Cavalheiro, casada com o sr. dr. Raul da Varga Cavalheiro e sra. d. Doralisa Salles Escorel, viúva do sr. Carlos Arthur de Oliveira Escorel".
O fundador da cidade tem perpetuado seu nome nas denominações de: rua Salles Leme (Decreto nº 002 de 13/4/1913) à via pública que se inicia na Praça São José e termina na avenida Pedro Ometto e Praça Nhonhô de Salles onde está construída a prefeitura municipal (Lei 192 de 21/05/57).
Dona Winifrida(A esposa do fundador):