Planejamento Energetico
Este trabalho realiza o estudo completo do planejamento e programação da operação para três usinas hidrelétricas em cascatas situadas no Rio Tietê: UHE Barra Bonita, UHE Bariri e UHE Ibitinga. A UHE Barra Bonita corresponde a uma usina de reservatório de cabeceira, enquanto que as UHEs Bariri e Ibitinga são usinas a fio d’água. Foram utilizados os dados de armazenamento do reservatório da UHE Barra Bonita apresentados pela ONS no dia 31 de maio de 2013.
Para início do estudo foi considerado um horizonte de simulação de longo prazo de dois anos, e foram definidas as metas de geração por usina considerando o volume de armazenamento corrente e uma condição de contorno que considera o reservatório totalmente cheio no final do período.
No estudo de curto prazo foi considerado um horizonte de uma semana com o objetivo de se obter a geração de cada usina em cada hora do dia. Utilizou-se o HydroDesp para este fim cujos dados posteriormente alimentam um simulador, o HydroSim (Simulação CP).
Na simulação da programação horaria foi possível verificar a factibilidade hidráulica e fazer os ajustes necessários para o atendimento da demanda no horizonde de planejamento, adequando as metas de geração por usina.
Sistema de Estudo
Nesta seção é apresentado o sistema de estudo escolhido. A figura 1 apresenta as usinas localizadas na região Sudeste onde pode ser verificada a localização das três usinas na bacia do Rio Tietê. A UHE Barra Bonita é uma usina a reservatório localizada na cabeceira do rio e as UHEs Bariri e Ibitinga são usinas a fio d’água a jusante. Ainda existem as UHEs Promissão, Avanhandava e Três Irmãos que não foram consideradas neste estudo. As usinas do Rio Tietê são de propriedade da AES Tietê, exceto a UHE Três Irmãos, de propriedade da CESP. Figura 1 – Usinas da Região Sudeste
Conforme mencionado, o sistema de usinas em estudo configura uma cascata de três usinas com uma usina de reservatório a montante e duas usinas a fio d’água.