linguagem e produção de rádio
Professor: Antônio Dirceu Pinheiro
Anápolis
06/201
Introdução
O desafio consiste em criar um programa de rádio de 15 minutos de duraçãocontendo os elementos trabalhados em sala de aula durante o semestre.
Os objetivos específicos são: dominar a escrita do roteiro para o rádio (respeitando a linguagem do veículo); pensar em um programa com início, meio e fim e assim sugerir o momento de incluir as peças publicitárias; propor vinhetas, propagandas e publicidades(spot e jingle); pensar e sugerir as trilhas sonoras; perceber e discutir sobre as facilidades edificuldades em se criar um programa radiofônico.
Capítulo I – Levantamento das Informações
O grande show das ondas do rádio. Tudo começou em 1863 quando, em Cambridge - Inglaterra, James Clerck Maxwell demonstrou teoricamente a provável existência das ondas eletromagnéticas. Mas o princípio da propagação radiofônica veio mesmo em 1887, através de Hertz. Ele fez saltar faíscas através do ar que separavam duas bolas de cobre. Por causa disso os antigos "quilociclos" passaram a ser chamados de "ondas hertzianas" ou "quilohertz".
Em 1897 Oliver Lodge inventou o circuito elétrico sintonizado, que possibilitava a mudança de sintonia selecionando a freqüência desejada.
Os anos a partir de 1919 começam a serem chamados de "Era do rádio". Para se ter uma idéia de porque a época ficou conhecida como a "Era do Rádio", nos EUA o rádio crescia surpreendentemente. Em 1921 eram 4 emissoras, mas no final de 1922, os americanos contavam 382 emissoras.
O microfone surge através da ampliação dos recursos do bocal do telefone, conseguidos em 1920, nos Estados Unidos, por engenheiro da Westinghouse.
A chegada do rádio comercial não demorou. Logo as emissoras reivindicaram o direito de conseguir sobreviver com seus próprios recursos. A pioneira no rádio comercial foi a WEAF de Nova Iorque, pertencente à TelephoneandTelegrafCo.. Ela irradiava