kant e shopenhouer

2151 palavras 9 páginas
— A ação ética entre o Dever e a Compaixão - Kant e Schopenhauer

~- Para Immanuel Kant, a ação moral somente adquire importância quando é reendida a partir do respeito ao Dever, assim descrito: "O Dever é a necessidade de uma O ti^açãojpor respeito à lei" (KANT, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos Costumes,' / 0^ ^ Primeira Seção, BA 14, p. 31). O cumprimento de Dever se dá por sua instituição nas " f\)fl faculdades racionais do ser humano como um imperativo categórico: "Age apenas segundo (y uma máxima tal que possas ao mesmo tempo querer que ela se torne lei universal" (KANT, Fundamentação da Metafísica dos Costumes, Segunda Seção, BA 52, p. 59).
— Mesmo uma ação que é conforme ao dever (por exemplo, à caridade) pode, em verdade, facilitar muito a eficácia das máximas morais mas não pode produzir nenhuma delas. Pois nesta, se a ação não dèye conter simplesmente legalidade mas moralidade, tudo tem de estar voltado para a representação da lei como fundamento determinante. A inclinação, quer seja de boa índole ou não, é cega e servil, e a razão, onde se tratar da moralidade, não tem que simplesmente representar a menoridade da mesma, mas, sem a tomar em consideração, tem de cuidar totalmente sozinha como razão prática pura de seu próprio interesse. Até este sentimento de compaixão e de meiga participação, se precede a reflexão sobre o que é dever e torna-se fundamento determinante, é penoso mesmo a pessoas bem-pensantes, confunde suas refletidas máximas e provoca o desejo de livrar-se dele e de submeter-se unicamente à razão legislativa.
- Por conseguinte, conforme o encadeamento pautado no cumprimento do Dever, a condição para que uma ação venha a ser legitimada moralmente residiria na existência do desinteresse do indivíduo que efetiva a ação virtuosa em relação ao receptor, impossibilitando, consequentemente, que o praticante de tais atos de benevolência venha a nutrir alguma inclinação perante o ser sofredor. Ações pautadas a partir do

Relacionados

  • POR UMA FENOMENOLOGIA JUNGUIANA
    8510 palavras | 35 páginas
  • papel das vias de cominicacao
    13399 palavras | 54 páginas
  • fichamento final de curso
    21949 palavras | 88 páginas