johannes kepler
A química é também utilizada na concepção de medicamentos e vacinas, que nos permite combater as doenças e epidemias, como é o caso da lepra, da malária...Pode-se afirmar que se química não existisse, a saúde de todos nós teria os seus dias contados.
Slide 3 – Contribuição: Um bom exemplo são as doenças tropicais, cólera, diarreia e leptospirose, que podem ser evitadas com o consumo de água tratada com produtos sanitários como o cloro. Outras tantas transmitidas por insetos, como dengue e malária, são controladas com inseticidas. A Química também está aí.
A prevenção de doenças sexualmente transmissíveis é feita basicamente com o uso da camisinha, produzida com látex, um produto da indústria de polímeros. Os testes para detecção do vírus HIV são químicos. A AIDS é tratada por meio de coquetéis antivirais, contendo drogas como o AZT, enquanto a malária pode ser curada com o uso da substância química primaquina, um análogo do quinino (presente na água tônica).
Qualquer exame clínico, seja de sangue ou de urina, é possível por meio de processos químicos.
Slide 4 – Fámacos: Uma das contribuições mais conhecidas da Química para a medicina foram os fármacos ou remédio/medicamentos. E Dentre esses fámacos podemos realçar principalmente a Química Medicinal.
Slide 5- Cisplatina : Dentro desse contexto de Fármacos podemos citar alguns que praticamente revolucionaram a cura de algumas doenças, como é o caso da Cisplatina. A cargo de curiosidade