Barra Bonita
O relevo de Barra Bonita é ondulado, sua altitude varia entre 438 e 650 metros. O ponto mais baixo (438m) é correspondente a Represa de Bariri e o ponto mais alto (650m) se encontra ao norte do município. Não existem declividades excessivas, nem zonas inundáveis. A vegetação de Barra Bonita é uma vegetação riparia. A zona rural do município é quase totalmente ocupada pelo cultivo de cana de açúcar. Diferente do seu estado na capital paulista – possui águas límpidas, repletas de animais e rodeadas por vegetação ribeirinha. A floresta se mantém verde durante o ano todo (não perde as folhas durante a estação seca) e acompanha os córregos e riachos da região. Hidrografia
A Barragem de Barra Bonita está localizada no estado brasileiro de São Paulo, na cidade de Barra Bonita e represa as águas do rio Tietê, bacia do rio Paraná. É onde funciona a Usina Hidrelétrica Barra Bonita, que possui quatro turbinas Kaplan com um total de 36,024 megawats (MW) de potência. A barragem possui 287 metros de comprimento e a represa tem 308 quilômetros quadrados, com capacidade de 2,6 quilômetros cúbicos de água. Na construção da barragem foram utilizados 500.000 metros cúbicos de concreto. O vertedouro possui capacidade de escoamento de 3.521 metros cúbicos por segundo. A queda d'água é de 23,50 metros.
Na barragem existe uma eclusa que possui um comprimento de 142,20 metros, largura de 11 metros e o seu desnível é de 25 metros. Esta eclusa é utilizada por embarcações de turismo e carga para transpor para o outro nível da barragem e com isso permitir a continuação da navegação no rio Tietê.