entrevista com trader
1. Nome: Diego Machado da Silveira (entrevistado via e-mail.)
2. Idade: 30 anos
3. Empresa onde trabalha: SUMIG Equipamentos para Solda LTDA.
4. Tempo de atuação na área: 3 anos
Questionário:
1. Faça um breve relato do desenvolvimento da sua carreira como negociador.
R: Recebo a análise da necessidade de compra de um item e após receber a solicitação de compra, entro em contato com a empresa no exterior e coloco o pedido. Entre a colocação do pedido e o embarque da mercadoria (+- 30 dias) negociamos o preço e a disponibilidade de entrega de todos os itens, assim como o Incoterm a ser usado. Após todos os detalhes alinhados autorizamos o embarque da mercadoria.
2. Caso você tenha exercido a mesma profissão em outra empresa anteriormente, existem muitas diferenças em relação da anterior com a atual no modo de atuar no mercado? Se puder, cite alguma dessas diferenças.
R: Nas empresas que trabalhei anteriormente, não fazia parte do meu trabalho a negociação com fornecedores estrangeiros, pois fazia só a parte de desembaraço aduaneiro após a chegada da mercadoria no porto.
3. Precisou fazer algum treinamento (cursos de idiomas/termos para negociação/marketing, etc.) para atuar nessa nova empresa, ou sua experiência com Comércio Internacional foi suficiente para sua função?
R: O curso de idiomas foi fundamental para poder fazer a negociação, pois o inglês é indispensável na profissão.
4. Durante sua carreira em Comércio Internacional como negociador, quais foram as maiores dificuldades que você teve que suportar?
R: O inicio é difícil em todas as áreas, mas a maior dificuldade é encontrar um fornecedor bom e confiável, que tenha exatamente o que você está buscando. Depois que já existe esta confiança a negociação se torna mais fácil.
5. Para esses jovens que estão dispostos a começar a atuar na área de Comex, você poderia dar uma dica ou citar alguma frase/mensagem para essa nova geração de Traders?
R: A dica é aprimorar uma