Apostila
Análise técnica permite ao investidor identificar tendências de mercado e saber a hora certa de comprar ou vender ações A A A
SÃO PAULO - Alguns investidores ainda acreditam que operar no mercado de ações depende, principalmente, de intuição ou sorte. Após a escolha da empresa, através da análise de seus fundamentos, a idéia que se tem é que basta esperar que o mercado reconheça o potencial dessa empresa para que o preço de suas ações comece a subir.
Entretanto, um outro tipo de análise permite ao investidor ter mais elementos para determinar a hora certa de entrar e sair do mercado. Baseada no estudo do comportamento do mercado, principalmente através de gráficos, a análise técnica proporciona ao investidor a possibilidade de identificar tendências de mercado e dar um horizonte àqueles que operam à deriva no mercado.
Preços movem-se em tendências
A análise técnica possui três premissas básicas das quais decorrem os estudos acerca do comportamento do mercado e suas tendências. A primeira delas é fato de que o mercado desconta tudo, ou seja, qualquer expectativa, positiva ou negativa, notícia ou fato será descontado nos preços das ações.
A segunda delas diz que os preços movem-se em tendências, assim, identificadas estas tendências através de gráficos, o investidor poderá operar de acordo com as mesmas. Além disso, estudos mostram que quando uma tendência é identificada, é mais provável que ela continue do que reverta, o que não significa, porém, que uma tendência durará para sempre.
E por fim, a terceira premissa desta análise diz que a história tende a se repetir e que a compreensão de tendências futuras pode estar no estudo de acontecimentos passados.
Análise técnica versus análise fundamentalista
A diferença básica entre a análise fundamentalista e a análise técnica é evidenciada no objeto de observação das duas metodologias. Enquanto a análise