Mruv
A cinemática é a parte da mecânica que descreve os movimentos independentemente de suas causas. Em cinemática não nos preocupamos com as causas dos movimentos, só nos interessa descrever o movimento, determinar a posição, a velocidade e a aceleração do móvel, num determinado instante de tempo. Os movimentos são classificados em duas categorias: Movimentos retilíneos uniformes (MRU), os que possuem velocidade constante, e Movimentos retilíneos uniformemente variados (MRUV, aqueles cuja
velocidade varia no tempo). Os movimentos de velocidade variável são mais comuns na natureza. Em geral, uma pessoa andando, um carro se deslocando, tem velocidades variáveis no tempo. No movimento uniforme, a velocidade média calculada em qualquer intervalo de tempo é sempre a mesma: nele, a velocidade média é a própria velocidade do movimento. Isso não ocorre no movimento variado. Se a velocidade media varia com o intervalo de tempo, procuraremos determina-la em intervalos de tempo extremamente pequenos, em torno de um instante, para obtermos a velocidade instantânea.
2
Objetivo
Analisar os dados levantados em laboratório, tanto matematicamente como graficamente e verificar quais aspectos caracterizam um movimento retilíneo uniformemente variado (M.R.U.V).
3
Base teórica
O Movimento retilíneo uniformemente variado é também conhecido como movimento acelerado, no qual a velocidade varia de acordo com o tempo onde a aceleração é diferente de zero e constante. Para movimentos ao longo de um eixo a aceleração média am em intervalo de tempo t é:
Onde (Vf) velocidade final menos (Vi) velocidade inicial, e (tf) tempo final e (ti) tempo inicial. No MRUV também é possível utilizar a equação de Torriceli, que foi descoberta por Evangelista Torricelli para encontrar a velocidade final de um corpo em movimento retilíneo uniformemente variado sem conhecer o intervalo de tempo em que este permaneceu em movimento. A equação tem a forma: é a velocidade final; é a