Resenha - Investigação Acerca Do Entendimento Humano – David Hume
1ª) Definição do Conhecimento. é o ato ou efeito de conhecer algo. Como por exemplo: conhecimento das leis; conhecimento de um fato (obter informação);
2ª) Objetivo do Conhecimento.
3ª )Função do Sujeito enquanto cognoscente. cognoscente é o indivíduo capaz de adquirir conhecimento ou o indivíduo que possui a capacidade de conhecer. (função conhecer obj)
4ª) Função do Objeto enquanto cognoscível.
O cognoscível é o que se pode conhecer.
5ª )Ato do Conhecer.
6ª) O objeto pode ser conhecido a partir.....
7ª) As formas do conhecimento: a) Direta b) Indireta
8ª) Senso Comum
O senso comum descreve as crenças e proposições que aparecem como normal, sem depender de uma investigação detalhada para alcançar verdades mais profundas como as científicas. Um tipo de conhecimento que se acumula no nosso cotidiano e é chamado de senso comum, baseado na tentativa e no erro. O senso comum que nos permite sentir uma realidade menos detalhada, menos profunda e imediata e vai do hábito de realizar um comportamento até a tradição que, quando instalada, passa de geração para geração. No senso comum não há análise profunda e sim uma espontaneidade de ações relativa aos limites do conhecimento do indivíduo que vão passando por gerações; o senso comum é o que as pessoas comuns usam no seu cotidiano, o que é natural e fácil de entender, o que elas pensam que seja verdade e que lhe traga resultados práticos herdados pelos costumes. É, então, o senso comum que determina ações tomadas sem a devida reflexão.
9ª) Senso Crítico
Senso crítico significa a capacidade de questionar e analisar de forma racional e inteligente. Através do senso crítico, o homem aprende a buscar a verdade questionando e refletindo profundamente sobre cada assunto.
10ª) Diferença entre senso comum e senso critico no senso crítico eu sou mais analítico, ponderado e utilizo de raciocínio inteligente para chegar a uma conclusão. No senso comum, eu não preciso me