Investigação acerca do entendimento humano
União da Vitória – PR
Acadêmica: Juliana Christina Thomas
Licenciatura em Química – 3º ano
Disciplina: Filosofia da Ciência
Resenha:
Investigação Acerca do Entendimento Humano
David Hume
Na primeira seção do livro, Hume expõe as diferentes espécies de filosofia. Uma destas filosofias eleva o homem, enquanto outra especula a natureza humana.
Hume afirma existir a filosofia fácil e clara, e a filosofia clara e abstrusa. A filosofia fácil, em geral, é a preferência da humanidade, por se encaixar melhor na vida comum. A filosofia abstrusa é o contrário, ela se sobrepõe ao homem, não deixando a mente exercer suas ações. A filosofia abstrusa é compara a uma sombra ao invés da luz do dia.
Hume nos mostra dois tipos de filósofos, um deles é o profundo, que cai em seus erros e raciocínios e, como um erro gera necessariamente outro, faz com que o filósofo continue a deduzir suas conseqüências. O outro filósofo gosta de apresentar o senso comum da humanidade, mas quando cai em erro não consegue dar um passo adiante. Este filósofo acaba sendo um filósofo puro.
O filósofo puro não é bem visto, pois o mesmo não colabora em nada para o prazer da sociedade.
Para Hume, o homem precisa ser liberto da obscuridade e para isso há um único meio,: investigar seriamente a natureza do entendimento humano e mostrar, mediante uma análise exata de seus poderes e capacidade, de que ele não se ajusta de modo algum a assuntos tão abstrusos e remotos. O raciocínio exato e justo é o único antídoto da humanidade, apropriado a todas as pessoas, e só ele pode modificar essa filosofia abstrusa difícil.
A compreensão da natureza humana é muito difícil, pois nem grandes filósofos conseguiram fazê-lo. O fato de ser abstrato o nosso objeto de reflexão é uma dificuldade que precisa ser superada pela dedicação.
Os pensamentos nos fazem relembrar as sensações, mas ambos jamais serão iguais. Com as percepções mentais ocorre o mesmo, um