Hume Investigação a cerca do entendimento humano
David Hume
RESUMO
Este trabalho tem como proposta apresentar a problemática do conhecimento baseado no pensamento de David Hume, defensor de uma corrente filosófica empírica oposta a Descartes. O que preocupa Hume é o conhecimento incerto, tal como o que é obtido de dados empíricos por inferências que não são demonstrativas, isso inclui o conhecimento a respeito do futuro, e a respeito de partes não observadas do passado e do presente. Percussor de Kant, onde ambos são adeptos do dogmatismo ético como que duvidavam da possibilidade de atingir as verdades últimas enquanto sujeito pensante e afirmavam as razões primordiais de agir, estabelecendo as bases de sua Ética ou de sua Moral.
Palavras Chaves: pensamento; problema; experiência; cético.
INTRODUÇÃO
O objetivo da obra é apresentar os argumentos de David Hume, filósofo nascido na Escócia, Edimburgo, 1711. O autor procura expor sua ideologia de maneira crítica, onde o pensador levanta vários questionamentos tais como metafísica, a ideia de casualidade, as impressões e outros temas que muitas vezes são apresentados pelo autor de forma filosófica. David Hume, é conceituado como empirista, porém, com fortes traços de ceticismo, pois seus princípios de conhecimento trabalham com conceitos que buscam abolir as casualidades. Aos olhos de Hume, a noção de, casualidade é muito enigmática porque, em nome desse princípio, a todo momento afirmamos mais do que vemos, não cessamos de ultrapassar a experiência imediata.
Hume procura apresentar sua obra explicando a ideia de casualidade, ligando-a a ilusão psicológica. Segundo o pensador, é também a imaginação que identifica o eu com o que ele possui ou, como dizemos o ser e ter. Os argumentos do autor procuram explicar a diferença entre as impressões e ideias é simplesmente de grau de força e vivacidade e não de natureza. Portanto, na concepção do autor todo o conhecimento de fato é meramente provável, se entendido que a