Religião e Moralidade em Hume
CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA
AÉCIO CRUZ
RELIGIÃO E MORALIDDE EM DAVID HUME
Atividade elaborada sob solicitação do Prof. Dr. Oliver Tolle da disciplina Pesquisa Filosófica II, sendo este um dos requisitos para conclusão de curso.
São Cristovão - SE
Dezembro/2011
INTRODUÇÃO
O tema proposto foi Religião e Moralidade em David Hume, assim essa atividade vai recair principalmente sobre as obras História Natural da Religião, Diálogos sobre a religião natural, Investigação sobre os princípios da moral e Investigação sobre o entendimento humano. O que não significa que outras obras do pensador inglês e de comentadores não serão citadas. Basear-se-á nessas obras por serem as principais no que se refere ao assunto religião e moralidade. A segunda é considerada por alguns comentadores o maior trabalho sobre a filosofia da religião na língua inglesa, como também o melhor diálogo escrito em inglês. E juntamente com a terceira citada são as obras mais complexas de Hume.
O trabalho é apresentado com uma breve biografia de Hume, dado que é importante conhecer um pouco de sua vida e suas ideias, e deste modo entender o que significa religião e moralidade em David Hume.
Neste trabalho tentará expor os conceitos sobre as questões levantadas por Hume a cerca do tema.
UM POUCO SOBRE DAVID HUME (1711-1776)
Um dos mais importantes filósofos do século XVIII, David Hume nasceu em 1711 em Edimburgo, foi criado num contexto religiosamente calvinista e politicamente liberal. A sua infância não é muito conhecida, sabe-se que foi educado por sua mãe, já que seu pai faleceu logo após seu segundo ano de vida. Essa educação durou até os onze anos quando Hume ingressa na Universidade de Edimburgo.
Quando jovem tomou a sério a religião e seguia a risca a lista de preceitos morais contidos em um manual religioso calvinista popular intitulado The Whole Duty of Man. Mas aos