Artigo
DOCENTE: PROFO. JOÃO BATISTA
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS FILOSOFICOS
ARTIGO:
ESTUDO ACERCA DO TEXTO: INVESTIGAÇÃO ACERCA DO ENTENDIMENTO HUMANO Autor: David HUME
UEPA – Belém
Outubro/2012
INVESTIGAÇÃO ACERCA DO ENTENDIMENTO HUMANO
Resumo
O presente artigo apresenta uma analise sobre a obra: “Investigação Acerca do Entendimento Humano”do Autor: David Hume. Onde se observa que o objetivo do autor e o de produzir uma nova forma de conhecimento, baseada nos sentidos e sensações humanas, tomando o homem e sua natureza como objeto de estudo,o autor busca através de o empirismo explicar de que forma a experiência com os sentidos cria um novo modo de pensar.
Palavras-Chave: ideias, casualidades, sensação, impressões, percepções.
SUMÁRIO
Introdução.
Seção I- Das Diferentes Classes de Filosofia.
Seção II- Da Origem Das Ideias.
Seção III- Da Associação Das Ideias.
Seção IV- Dúvidas Céticas Sobre As Operações do Entendimento.
Seção V- Solução Cética Destas Dúvidas.
Conclusão.
Bibliografia.
Introdução
Na Inglaterra do século XVII é o “século de ouro”. É um período extraordinariamente rico e fecundo em política, literatura, economia e filosofia, a Revolução Inglesa do século XVII representou a primeira manifestação de crise do sistema da época moderna, o absolutismo. O poder monárquico, severamente limitado, cedeu a maior parte de suas prerrogativas ao sistema democrático-Parlamentar, processo que começou com a revolução puritana de 1640 e terminou com a revolução gloriosa de 1688. As duas fazem parte do mesmo processo revolucionário, daí a denominação de Revolução Inglesa do século XVII; no exterior, formou-se um grande império colonial, que vai do Atlântico ao Pacífico com territórios vastíssimos da America e da Ásia.
As transformações econômicas advindas de um progresso, em virtude do aparecimento das várias companhias que possibilitaram um grande intercambiam comercial devido ao rápido desenvolvimento