Antropologia
COMO OPERA A CULTURA
Por: Júlio César de Freitas, Luan de Souza Martins, Maria Júlia Prudêncio, Miller Baião, Tamiris Pullig Esteves, alunos do 5° período do curso de Administração.
Trabalho apresentado ao Professor João Marcos Gomes de Pinho, na disciplina de Antropologia Cultural.
Unicarioca
Três Rios, 1° semestre de 2012
Introdução
Este trabalho foi desenvolvido por esta equipe, com intuito de analisar, refletir e conhecer sobre como o homem interage com o seu meio.
O objetivo principal é entender o que faz o homem defender, acreditar e desacreditar em seus próprios valores. Compreender também como esses valores mudam e se adaptam a circunstancias do mundo atual que é gerado em torno de uma ligação direta e instantânea as outras culturas e homens.
Para nossa reflexão e como objeto de estudo e análise utilizamos o livro CULTURA – Um conceito antropológico cujo autor é Roque de Barros Laraia.
A metodologia utilizada para desenvolvimento do trabalho foi bibliográfica. Sendo utilizados como ferramenta de construção a leitura, o entendimento e o resumo dos tópicos da segunda parte.
CULTURA, UM CONCEITO ANTROPOLÓGICO: DA NATUREZA DA CULTURA OU DA NATUREZA À CULTURA
Na primeira parte do livro o autor faz referência ao desenvolvimento de cultura a partir das manifestações iluministas até os autores modernos, e tende-se a tratar da conciliação da unidade biológica e a grande diversidade cultural da espécie humana. Utilizando vários exemplos de outros autores. Laraia mostra que as diferenças de comportamento entre os homens não podem ser explicadas através de seus processos biológicos e sim pela diversidade cultural em que se está inserido pelo processo de aprendizagem.
Laraia cita o exemplo de que os povos do sul têm uma inteligência aguda, enquanto os do norte uma inteligência “preguiçosa”. Tem se então nesta introdução, a noção de que a cultura é tida como herança de aprendizagem adquirida.
Como opera a