Psicopedagogo
Luciane Porto Frazão de Sousa
Resumo
O psicopedagogo e sua atuação como mediador das potencialidades de aprendizagem do indivíduo, atuando tanto clinicamente quanto institucionalmente, tendo como enfoque a possibilidade de trabalho com crianças e adolescentes com deficiência.
Abstract
The psypedagogue and your action like meddler of the potentialities on learning of the person, action as clinically as like institutional, having the focus how to possibility of working with handicapped children and adolescences.
Descritores
1. Inclusão
2. Educação Especial
Keywords
1. Inclusion
2. Special Education
Introdução
O profissional psicopedagogo atuante quer pautado em pressupostos clínicos quer pautado em pressupostos institucionais, atende ao fato de envidar esforços a fim de possibilitar ao indivíduo seu desenvolvimento potencial atribuindo-lhe autoria do seu processo educacional, constituindo-se cidadão e, conseqüentemente, sua inclusão social. Esforços para desenvolver (através da resolução de desafios) novas habilidades, percepções, entendimentos... Sua atuação na área da Educação Especial, com indivíduos com deficiência, torna-se mais desafiadora ao registrar potencialidades e limites do indivíduo e da equipe, no mesmo contexto. Sendo assim, o enfoque situacional ao abranger indivíduos com deficiência requer planos de trabalho em parceria máxima com as instituições escolares. O texto que segue aborda o processo de aprendizagem institucional enfocando três casos de intervenção psicopedagógica, abrangendo sistemas e subsistemas de ensino. O objetivo do trabalho realizado encontra-se na possibilidade de valorização do profissional psicopedagogo e a importância de sua atuação no processo de inclusão em educação.
Método
Psicopedagogia
Em psicopedagogia clínica, a atenção ao(s) sintoma(s) que o indivíduo apresenta pontua as etapas de diagnóstico que levarão aos focos de intervenção. Em