Adam smith
Adam Smith era filho de Margaret Douglas e Adam Smith, um advogado, funcionário público, Naceu em Kirkcaldy na Escócia. A morte prematura de seu pai aprofundou os laços afetivos com sua mãe. Apesar de a data exacta do seu nascimento seja desconhecida, o seu batismo foi registado em 5 de Junho de 1723 em Kirkcaldy.
Com poucas informações existentes da sua juventude, Jonh Rae, jornalista escocês e biógrafo de Smith, registou que Smith teria sido raptado aos quatro anos e libertado logo após procura. Em Life of Adam Smith, Rae escreve: “Em seu quarto ano, durante uma visita à casa de seu avô em Strathendry nas margens do Leven, [Smith] foi roubado por uma banda de passagem de ciganos, e por um tempo não pôde ser encontrado”. Onde um cavalheiro o havia encontrado com uma mulher cigana a poucos quilômetros pela estrada, sendo carregando e chorando, que avisou alguns guardas que foram na direção indicada, ao se depararam com a mulher, que os avistando jogou a criança no chão e fugiu. Smith foi trazido de volta à sua mãe.
Educação formal
Smith era muito próximo da sua mãe, que o encorajou a seguir os sua aspiração de se tornar um académico.
Frequentou o Burgh School of Kirkcaldy entre 1729 e 1737. Durante seu ensino secundario, Smith estudou latim, matemática, história, e escrita.
Aos 15 anos, Smith matriculou-se na Universidade de Glasgow, onde estudou Filosofia moral com o "inesquecível" Francis Hutcheson. Em 1740, entrou para o Balliol College da Universidade de Oxford, mas Oxford o influenciou pouco na sua formação para o que viria a ser a sua obra e acabou por abdicar da sua bolsa em 1746.
Em 1748 começou a dar aulas em Edimburgo sob o patronato de Lord Kames. Algumas destas aulas eram de retórica e de literatura, mas mais tarde dedicou-se à cadeira de "progresso da opulência", e foi então, em finais dos anos 1740, que ele expôs pela primeira vez a filosofia econômica do "sistema simples e óbvio da liberdade natural" que ele viria a