Adam Smith
Introdução
Adam Smith nasceu em Kirkcaldy, Fife no dia 5 de junho de 1723 e faleceu em Edimburgo aos 17 de Julho de 1790 na Escócia, foi um filósofo e economista escocês. Teve como cenário para a sua vida o atribulado século das Luzes, o século XVIII, e os seus Principais interesses são: Filosofia politica, economia, éticaDesenvolvimento
Nascimento e juventude Adam Smith era filho de Margaret Douglas e de um advogado, funcionário público também de nome Adam Smith, tendo nascido em Kirkcaldy, Fife, na Escócia. O pai faleceu dois meses depois do nascimento. Apesar de a data exata do seu nascimento seja desconhecida, o seu batismo foi registado em 5 de Junho de 1723 em Kirkcaldy. Apesar de poucos acontecimentos da juventude de Smith serem conhecidos, o jornalista escocês e biógrafo de Smith, John Rae registou que Smith teria sido raptado aos quatro anos e libertado logo quando o procuraram e acharam em Life of Adam Smith. Smith era próximo da sua mãe, que o encorajou a seguir os seus desejos de se tornar um académico. Frequentou o Burgh School of Kirkcaldy — caracterizado por Rae como "uma das melhores escolas secundárias da Escócia naquele período" - entre 1729 e 1737. Na sua estadia nesse estabelecimento de ensino, Smith estudou latim, matemática, história, e escrita.
Educação formal Aos 15 anos, Smith matriculou-se na Universidade de Glasgow, onde estudou Filosofia moral com o "inesquecível" Francis Hutcheson. Em 1740, entrou para o Balliol College da Universidade de Oxford, mas, como disse William Robert Scott, "…Oxford deste tempo deu-lhe pouca ajuda (se é que a deu) para o que viria a ser a sua obra. "e acabou por abdicar da sua bolsa em 1746.