Adam smith
Este trabalho resume a história de Adam Smith, um economista e filósofo que viveu no século das luzes, é ele o fundador da ciência econômica, considerado o pai da economia moderna.
Suas obras mais importantes foram a Teoria Dos Sentimentos Morais e Riqueza Das Nações, sendo a segunda mais conhecida, e que continua sendo usada como referência para gerações de economistas.
Em seus livros, Adam Smith usa uma metáfora: “Mão invisível”, trata-se da providência, que cumpre a tarefa tão bem, e guia os homens para, buscando o seu progresso individual, promoverem involuntariamente, o progresso coletivo e da nação. Adam Smith explica que a “Mão invisível” não funcionaria adequadamente se houvessem impedimentos ao livre comércio. Ele era, portanto, um forte oponente aos altos impostos e às intervenções do governo, que afirmava resultar em uma economia menos eficiente, e assim, fazendo formar menos riqueza. Contudo Smith admitia que algumas restrições do governo sobre a economia eram necessárias. Este conceito de “Mão invisível” foi baseado em uma expressão francesa, “Laissez faire”, que significa que o governo deveria deixar o mercado e os indivíduos livres para lidar com seus próprios assuntos.
Adam Smith contribuiu altamente para formação do sistema capitalista, hoje espalhado pelo mundo, suas teorias e fundamentos são de grande importância para entendermos o sistema atual. Como o estado tinha o papel de intervir em todas as relações fazendo com que não existisse liberdade, Smith lança uma tese de que o estado não deveria intervir totalmente na economia, surgindo assim o liberalismo econômico.
Foi através de Adam Smith que a economia passou a ter uma gama de conhecimentos sistematicamente organizado, que se refere ao entendimento dos recursos escassos na sociedade. Com isso há uma necessidade em se estudar e compreender a vida de Smith, para assim entendermos como a economia iniciou, e como ela se estende hoje na sociedade.
Ao longo deste trabalho