Adam Smith
TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL
ADAM SMITH
ITAQUAQUECETUBA – SP
2014
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE ITAQUAQUECETUBA
TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL
ADAM SMITH
Trabalho apresentado ao professor Carlos Penhalber como parte da avaliação do primeiro bimestre do curso de Gestão Comercial.
ITAQUAQUECETUBA – SP
2014
RESUMO
Adam Smith foi um grande filósofo e economista escocês, conhecido como o pai da economia moderna e influenciou o desenvolvimento do capitalismo, através da sua teoria conhecida como liberalismo econômico. Acreditava que a economia do mercado conseguia funcionar livremente, sem a intervenção de qualquer entidade organizadora. Escreveu dois livros, o primeiro conhecido como Teoria dos Sentimentos Morais, em que aborda o pensamento moral da sociedade e sugere que a consciência surge das relações sociais; o segundo é A Riqueza das Nações, em que defende a teoria de que deveria existir total liberdade econômica e política, sem nenhuma influência do Estado. Este trabalho tem como objetivo apontar os pensamentos ideológicos de Adam Smith através de uma pesquisa bibliográfica. Após a análise do conteúdo adquirido, foi possível verificar que o liberalismo econômico foi um grande passo na economia do mundo, trazendo referências até os dias de hoje.
Palavras chave: Adam Smith, liberalismo econômico, economia.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Adam Smith foi um importante filósofo e economista escocês do século XVIII. Nasceu na cidade escocesa de Kirkcaldy, em 5 de junho de 1723, e faleceu em Edimburgo no dia 17 de julho de 1790.
Em plena época do Iluminismo, Adam Smith tornou-se um dos principais teóricos do liberalismo econômico. Sua principal teoria baseava-se na idéia de que deveria haver total liberdade econômica para que a iniciativa privada pudesse se desenvolver, sem a intervenção do Estado. A livre concorrência entre os