Antropologia
O Estudo do Comportamento Desviante
INSTRUÇÕES
Responda as questões abaixo de acordo com as seguintes orientações:
a) O estudo dirigido deverá ser feito individualmente, no caderno e será verificado e corrigido em sala pelo professor.
a) O aluno deverá elaborar a resposta; o importante é a compreensão do texto. Caso seja necessária a citação do texto original, esta deve vir entre aspas.
b) As perguntas devem ser colocadas em ordem numérica, seguidas imediatamente da resposta correspondente.
c) O estudo dirigido fora do prazo estipulado valerá 50%, se mostrado na aula imediatamente posterior a data estabelecida.
QUESTÕES
1) Descreva um comportamento desviante tendo como parâmetro as características estabelecidas pela perspectiva médica. (pág. 1)
2) Leia o texto abaixo e diferencie a análise funcional das teorias individualistas. "A análise funcional concebe a estrutura social como ativa, como produtora de novas motivações que não podem ser preditas sobre a base de conhecimento dos impulsos nativos do homem. Se a estrutura social restringe algumas disposições para agir, cria outras. O enfoque funcional, portanto, abandona a posição mantida por várias teorias individualistas, de que as diferentes proporções de comportamento divergente, nos diversos grupos e estratos sociais, é o resultado acidental de proporções variáveis de personalidades patológicas encontradas em tais grupos e estratos. Ao invés, tenta determinar como a estrutura social e cultural gera a pressão favorável ao comportamento socialmente desviado, sobre pessoas localizadas em várias situações naquela estrutura." (Merton, 1970, pp. 191-2.)
3) Descreva um comportamento socialmente desviante tendo como parâmetro as características estabelecidas na concepção de Merton. (págs. 1 e 2)
4) Conceitue anomie, e relacione-a com os desvios comportamentais (pág. 2).
5) Qual a importância dos estudos, de Durkheim e Margareth Mead, sobre a relação