Trabalho resenha critica de DAVID HUME
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE BACABAL – CESB
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS COM HABITAÇÃO EM BIOLOGIA
Resenha Crítica
Ensaio Sobre o Entendimento Humano
David Hume
Bacabal-ma
2013
ENSAIO SOBRE O ENTENDIMENTO HUMANO
Seção III
Bacabal-ma
2013
1 CREDENCIAIS DO AUTOR
David Hume nasceu em 7 de maio de 1711, em Edimburgo, e morreu na mesma cidade em 25 de agosto de 1776. Foi um filósofo e historiador escocês. Após frequentar estudos literários ainda na adolescência, foi para França, onde escreveu o seu livro Investigação sobre a Natureza Humana. Pouco depois escreve os Essays, Moral and Political. Quando nomeado bibliotecário do colégio de advogados de Edimburgo, escreveu uma História da Inglaterra que vai publicando pouco a pouco o que lhe proporciona alguma fortuna e fama.
O ensaio acerca do Entendimento Humano é um dos principais trabalhos de John Locke, junto com o segundo tratado de Dois Tratados sobre o Governo. Foi publicado originalmente em 1690 e tem como tema o pensamento e conhecimento humano.
No livro, Locke afirma que todas as pessoas nascem sem saber absolutamente nada, como se fosse uma "folha em branco" (tabula rasa, embora o autor não tenha usado exatamente essas palavras) preenchida a posteriori através de experiências. Esse ensaio foi uma das principais fontes do empirismo britânico, influenciando muitos filósofos do iluminismo, como David Hume.
A obra apresenta uma investigação sobre o entendimento humano e sua filosofia moral. Na seção III, ele tem como objetivo estudar o funcionamento de associação de ideias, da percepção de como as ideias se interligam.
2 INTRODUÇÃO
O livro é constituído em doze seções, algumas dividida em partes, nele o autor faz um ensaio sobre o entendimento humano. Em especial na seção III, ele nos mostra a ligação entre as diferentes ideias.
Para o autor há