Resenha Informar não é comunicar
O autor apresenta, neste ensaio, uma diferença importante entre as duas práticas: a informação é entendida apenas como a mensagem e a comunicação é algo mais complexo, que necessita a convivência entre indivíduos. Acredita-se que a internet acaba prejudicando a comunicação, pois possui muita informação de culturas díspares e falta o mais importante: a compreensão do receptor. Em relação ao jornalismo, o autor salienta que a internet valoriza a escrita, mas, por outro lado, desvaloriza-a também, pois é permitido que tudo seja divulgado sem muita qualidade.
Wolton procura “desiludir” aqueles que acreditam que a internet é a solução para a comunicação. O uso desta ferramenta, de fato, não substitui o contato físico, ou seja, a verdadeira comunicação. A tecnologia apenas dá margem à circulação das informações e à interação entre as pessoas de forma mais rápida. A permissividade que a internet oferece às pessoas é o que mais fascina, porém o autor acredita que não durará muito tempo, pois quando os escândalos se tornarem mais fortes é possível que a rede não fique fora da lei.
Atualmente, para muitos, a comunicação sem tecnologia é impossível. Wolton espera que as pessoas se conscientizem. A tecnologia é importante, mas não capaz de substituir o contato físico entre os indivíduos. A comunicação requer convivência. “A internet é um meio de lidar contra essa nova realidade de um mundo de pessoas livres, mas sós”, afirma o autor, julgado por muitos, um