INFORMAR N O COMUNICAR RESENHA
303 palavras
2 páginas
Resenha Livro Informar não é ComunicarCom a tecnologia cada vez mais presente na vida das pessoas, criou-se um conceito de que informação e comunicação são a mesma coisa, Dominique Wolton, no livro Informar não é comunicar (Editora Sulina; tradução de Juremir Machado da Silva; 96 páginas; R$ 25,00), se propôs a quebrar esse conceito e explicar que, apesar de caminharem juntas, são coisas diferentes. Segundo ele, quanto mais rápido se dá o avanço tecnológico, mais lenta a comunicação fica.
Para o autor, informação é abundante e comunicação é raridade. Dentro do conceito de informação, segundo o livro, existem três grandes categorias, sendo elas: oral, imagem e texto. E a comunicação acontece porque sentimos necessidade de compartilhar, seduzir e ter convicção. O receptor, cada vez mais variado, torna-se protagonista nesse processo, negociando, filtrando, hierarquizando, recusando ou aceitando as mensagens recebidas. Ele acredita que a comunicação necessita de convivência entre as pessoas e que a tecnologia é incapaz de suprir essa necessidade que sentimos de um contato físico. Afirma que essa abundancia de informações presentes na internet atrapalha a comunicação por falta de conhecimento do receptor.
Wolton fala sobre a importância do jornalista e destaca que não é qualquer pessoa que pode fazer o papel do jornalista dentro da sociedade. O autor também nos fala que hoje em dia, com a rápida propagação da informação por causa da internet, há uma desvalorização da escrita, mas que ainda há valorização em quem publica a informação.
O autor finaliza o livro ressaltando a “irmandade” existente entre informação e comunicação, mas que, a relação entre elas hoje em dia mudou. A comunicação é o aprendizado da convivência num mundo de informações onde a questão da alteridade é central. Ele ainda diz que não apenas informar não é comunicar, mas comunicar não é transmitir, mas conviver.