HISTORIA ANTIGA
Trabalho Complementar
História Antiga I
A partir do trecho abaixo e dos textos utilizados em aula, explique o que é possível depreender sobre as diferenças entre as sociedades egípcia e mesopotâmia? Como se organizavam? Quais as explicações dessas diferenças? (Não deixe de citar a bibliografia completa na referência)
“Observado esquematicamente, o reino egípcio parece ser um Estado de conquista, cuja estabilidade excepcional proveio do rápido desenvolvimento da especialização ocupacional, do comércio estrangeiro e de uma complexa administração burocrática. Como a maior parte deste desenvolvimento ocorreu depois da criação do Estado, sua ocorrência verificou-se principalmente sob a égide e o controle reais. Isto pode explicar a natureza altamente centralizada da administração egípcia e a participação visivelmente limitada da maior parte do povo na cultura da elite durante o Regime Antigo. (...) Os frutos da civilização mesopotâmica dividiram-se entre as cidades-Estados e os números cidadãos de cada um desses centros urbanos . Em contrapartida, os frutos da civilização egípcia foram empregados na corte real e , em grau elevado, como mostram os complexos túmulos reais, na pessoa do rei.”
CARDOSO, Ciro Flamarion. Sete Olhares sobre a Antiguidade p.53
As sociedades apresentavam semelhanças em diversas partes, mas também havia muita diferença entre as duas, entre essas diferenças se pode destacar que as organizações políticas incentivaram mais construções de monumentos mais no Egito do que na Mesopotâmia. O Egito buscava destacar uma autoridade central forte no seu estado, enquanto a Mesopotâmia se dividia entre cidades estados com estruturas menores e mais simples das que havia no Egito Antigo, pois as sociedade na Mesopotâmia não tinha as pedras geograficamente que seriam encontradas no Egito.
Existiam também diferenças culturais e religiosas e políticas, onde os egípcios se preocupavam com a morte por isso faziam grandes túmulos,