Imagens
AS VÁRIAS FACES DO REGIME MILITAR NO BRAISL
SUMÁRIO
1- DELIMITAÇÃO DO TEMA pág. 4 e 5
2- LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO pág. 6
3- JUSTIFICATIVA pág. 7
4- FONTES pág. 8
5- HIPÓTESES pág. 9
1 – DELIMITAÇÃO DO TEMA
Podemos definir a Ditadura Militar como sendo o período da política brasileira em que os militares governaram o Brasil. Esta época vai de 1964 a 1985. Caracterizou-se pela falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censuras, perseguição política e repressão aos que eram contra o regime militar.
A crise política iniciou-se com a renúncia de Jânio Quadros em 1961, quando assumiu seu vice João Goulart que teve um governo marcado pela abertura às organizações sociais que causou preocupação nas classes conservadoras como, por exemplo, os empresários, banqueiros, Igreja Católica, militares e classe média que temiam uma guinada do Brasil para o lado comunista.
Jango prometia mudanças radicais na estrutura agrária, econômica e educacional do país o que era combatido pelos conservadores que organizavam manifestações contra essas intenções o que gerou um clima de crise política e as tensões sociais aumentaram até que em 1964, tropas de Minas Gerais e São Paulo saíram às ruas para evitar uma guerra civil, então Jango deixa o país e refugiando-se no Uruguai e os militares tomam o poder.
O primeiro presidente foi o general Castello Branco, que foi eleito pelo Congresso Nacional para presidente da República em 15 de abril de 1964. Em seu pronunciamento, declarou defender a democracia, porém ao começar seu governo, assume uma posição autoritária, estabelecendo eleições indiretas para presidente, além de dissolver os partidos políticos. Vários parlamentares federais e estaduais tiveram seus mandatos cassados, cidadãos tiveram