Resenha food inc
Engenharia Agrícola e Ambiental
RESENHA DO DOCUMENTÁRIO
FOOD INC.
Artur de Lima Santos
Comunicação e Extensão Rural
Maria Virgínia
Recife, 01 de Fevereiro 2013.
O documentário apresenta um desagradável olhar ao mundo corporativo da indústria de alimentos nos Estados unidos. Se por um lado ela segue a evolução tecnológica, por outro lado, graças ao consentimento do governo americano através das agências reguladoras USDA e FDA, as indústrias mantêm um método de trabalho mantido em segredo dos consumidores. Com esse enredo, o documentário dirigido pelo cineasta Robert Kenner, discute o fato de que a fabricação de alimentos é controlada por poucas corporações que objetivam mais os lucros do que a saúde daqueles que consomem seus alimentos. Em boa parte, os alimentos que chegam às prateleiras dos supermercados e fast food’s, são contaminados por bactérias que causam, anualmente, doenças a cerca de 70 mil americanos.
As indústrias alimentícias manipulam a criação dos animais, de modo a crescerem e engordarem em menos tempo, visando o lucro. Os frangos com peitos maiores, artificialmente engordados, em metade do tempo natural, não conseguem dar mais do que alguns passos, pois a estrutura óssea não consegue acompanhar o ganho de peso. Os gados são criados em um ambiente extremamente apertado, muitos vivem com metade das pernas atolada na lama e são alimentados de modo a engordarem mais rapidamente. Muitos deles deitam em cima dos excrementos e na hora do abate não recebem uma higiene adequada, contaminando a carne com bactérias letais.
O documentário retrata esses perigos e as transformações operadas na indústria alimentícia norte-americana, que se expandem ao mundo, afirmando seus efeitos prejudiciais à saúde pública, ao meio ambiente e aos direitos dos trabalhadores que são expostos a condições de trabalho deplorável, pois em