Resenha sobre o documentário "Food. Inc. "
Resenha crítica do documentário “Food Inc.”
Matheus Henrique dos Santos RamosRenata Deyse Soares de Menezes
Recife, outubro de 2014
Resumo
O documentário retrata a indústria alimentícia, sua ganância e a interferência dela na qualidade dos alimentos, na agropecuária e na nossa saúde.
Fala sobre o véu que foi colocado entre a população e a origem dos alimentos que põem na mesa, sobre como a indústria nos influência e omiti informações sobre a procedência dos alimentos; sobre o crescimento das indústrias, os monopólios e sobre como isso interfere na produção e na falsa oferta de variedade nos supermercados.
Comenta que tudo começou com o Drive in, que logo foi substituído pelo Fast Food, que se baseava numa forma diferente de organizar as funções, fazendo com que os funcionários fizessem movimentos repetitivos sempre e, com uma maior divisão de tarefas, que eles fossem desvalorizados no mercado de trabalho. A indústria alimentícia, que explora seus funcionários, expondo-os a situações de trabalho depreciativas é protegida pela impunidade.
O longa-metragem mostra o modo atual de criação de animais, onde os criadores são “forçados” a economizarem dinheiro, o que acaba prejudicando tanto os animais quanto as pessoas que dependem deles para sua sobrevivência. As precárias condições em que são criados os animais, o alojamento em espaços pequenos e a alimentação à base de milho (para animais naturalmente adaptados a outro tipo de alimentação). Fala sobre como a produção em massa beneficia poucos enquanto um número mínimo de empresas que controlam a produção global de carne fiscaliza cada milímetro da produção para continuar reduzindo custos e lucrando à custa dos seus trabalhadores e clientes do varejo.
Também fala sobre o milho e a soja, que por serem baratos são usados na fabricação de quase todos os produtos que vemos nas prateleiras dos supermercados, (aumentando seu teor calórico)