resenha filme o contador de histórias
SAMUEL PIRES DE MAGALHÃES
UMA HISTÓRIA A SER CONTADA
FRANCA-SP
2014
“O contador de histórias” (BRASIL,2009)
Diretor: Luiz Villaça
Produção: Francisco Ramalho Jr, Denise Fraga
Roteiro:Mauricio Arruda,José Roberto Torero, Mariana Veríssimo,Luiz Villaça
Fotografia: Lauro Escorel
Distribuidora: Warner Bros
Estúdio: Ramalho Filmes
Elenco: Maria Medeiros,Marco Ribeiro,Paulo Henrique Mendes, Cleiton Santos, Mallu Gali, Ju Colombo,Daniel Henrique da Silva
O filme inicia sua ação na cidade de Belo Horizonte, em 1978, onde o garoto Roberto Carlos Ramos vive com sua mãe e seus nove irmãos. Sua mãe era uma lavadeira de roupas que vivia na favela e depois de ver uma propaganda na TV sobre a FEBEM, internou seu filho caçula, acreditando que ele teria uma educação de qualidade e chegaria a ser “doutor”.
Na instituição o garoto descobre que as coisas não são como aparece na TV, então ele se revolta e usa sua astúcia para fugir centenas de vezes, quando ele torna adolescente é transferido para outra instituição onde as regras são rígidas,e apanha o tempo todo dos outros garotos mais velhos que ele, mas isso não o impede de se envolver com as drogas e assim cometendo alguns delitos, enquanto estava nas ruas. O comportamento de Roberto é tido pela instituição como sem solução. Nesse momento entra em cena a pedagoga francesa Margherit Duvas, que aos poucos acredita na recuperação de Roberto tratando o garoto carinhosamente. Após uma de suas fugas Roberto buscou abrigo na casa de Margherit depois de uma desilusão de entrar no mundo do crime, Roberto achou que pudesse fazer parte do bando do famoso “cabelinho de fogo” e acabou sendo estuprado pelos garotos do bando, então ele se deitou na linha do trem querendo morrer,assustado e deprimido, ele busca refúgio na casa de Margherit.
Uma coisa chamou a atenção de Roberto, o que essa senhora de sotaque estranho, chamando “Robertô”, o tratava