Gestão Financeira
Um sistema financeiro bem desenvolvido é a base e uma característica essencial de qualquer nação desenvolvida moderna.
A administração financeira envolve o uso eficiente de recursos financeiros na produção de bens.
A administração financeira se preocupa com as tarefas do administrador financeiro de uma empresa, onde irá gerir ativamente a área financeira de qualquer tipo de organização, seja ela pública ou privada, grande ou pequena, com ou sem fins lucrativos..
À medida que a empresa cresce, a função financeira se transforma em um departamento separado, diretamente ligado ao presidente da empresa, com a supervisão do diretor financeiro. Os administradores financeiros precisam compreender o muito bem o cenário econômico o qual atual, baseando-se em princípios fundamentais usados pelos administradores financeiros, a análise marginal, segundo a qual uma decisão financeira deve ser tomada apenas quando os benefícios adicionais superam os custos adicionais.
Uma diferença importante em termos de perspectiva e ênfase entre finanças e contabilidade é que os contadores geralmente usam o regime de competência, ao passo que as finanças se concentram em fluxos de caixa.
Finanças e contabilidade também diferem no que diz respeito à tomada de decisões. Enquanto a contabilidade se preocupa basicamente com a coleta e a apresentação de dados financeiros, o administrador financeiro se interessa principalmente pela análise e interpretação dessas informações para fins de tomada de decisões. O administrador financeiro usa esses dados como ferramenta básica