capitaes de areia resumo
Disciplina: Metodologia Científica
Aluno(a):Fernanda dos santos monteiro
Professora: Náhyma R. Aragão Oliveira
1. Identificação Bibliográfica
Autor (a): Jorge Amado
Título da obra: Capitães de areia
Local: Rio de Janeiro
Ano:1937
2. Leitura dirigida
Qual o tema ou assunto do texto?
O tema é Capitães de areia, o livro explora a questão social de muitas cidades da America latina, e faz pensar nas crianças de ruas, nas crianças abandonadas, quase todas órfãs de pai e de mãe.
Qual o objetivo do autor?
E mostrar a desigualdades sociais e, principalmente aponta um sistema opressor que descriminava e marginalizava crianças e adolescentes. Jorge amado apontava a ineficiência do estado em lidar com problemas das crianças de ruas e jogava a conta da violência publica no colo das autoridades.
Qual a perspectiva e âmbito da abordagem?
Os capitães de areia não são criminosos,e sim vitimas de uma sociedade injusta e excludente.isso permite a passagem da simples luta pela sobrevivência para a luta pela transformação do mundo.
Qual foram o raciocínio, argumentação e estrutura lógica?
O livro retrata a vida de jovem infratores abandonados nas ruas da banhia.e nota-se grandes preocupações sociais.o escritor aproveita para mostrar as diferenças de classes sociais,a na distribuição de rendas e o efeito da marginalidade nas crianças e adolescentes.
3. Citação do texto mais marcante para mim:
“A paz da noite envolve os esposos. O amor é sempre doce e bom, mesmo quando a morte está próxima. Os corpos não se balançam mais no ritmo do amor. Mas nos corações dos dois meninos não há nenhum medo. Somente paz, a paz da noite da Bahia.”
“Então a luz da lua se estendeu sobre todos,as estrelas brilharam ainda mais no céu,o mar ficou de todo manso ( Talvez que lemanjá tivesse vindo também ao ouvir a musica) e a cidade era como que um grande carrossel onde giravam em invisíveis cavalos os capitães de areia.”
4. Resumo