resenha do filme contador de historia
Filme: O Contador de Historias
Diretor: Luiz Villaça
Produção: Francisco Ramalho Jr., Denise Fraga
Roteiro: Maurício Arruda, José Roberto Torero, Mariana Veríssimo, Luiz Villaça
Fotografia: Lauro Escorel
Distribuidora: Warner Bros.
Estúdio: Ramalho Filmes
Elenco: Maria de Medeiros, Marco Ribeiro, Paulo Henrique Mendes, Cleiton Santos, Mallu Gali, Ju Colombo, Daniel Henrique da Silva.
Gênero: Drama
Duração: 100 minutos
O filme nos conta a historia verídica do mineiro Roberto Carlos Ramos um menino negro, pobre que é levado para FEBEM pela sua mãe que acredita que lá ele poderá ter um futuro melhor e assim se tornar doutor, mas acaba que ele foge e conhece as ruas e as drogas. Tudo muda quando uma pedagoga Francesa Marguerite Duvas, da ao menino toda a ajuda de que precisava. Através da leitura o ensina e assim ganha sua confiança. Hoje professor com especialização em literatura infantil é um dos melhores contadores de historia.
Podemos aprender que com amor, paciência, esforço, dedicação e educação, é possível transformar a vida das pessoas e torna-las melhor. Também nos mostra que nenhuma pessoa é irrecuperável por mais dificuldades que essa tenha enfrentado.
O Contador de História é um ótimo filme que passa a mensagem de superação através da educação e da oportunidade dada a um garoto pobre. Além de mostrar a importância da família. Já a FEBEM, instituição com a finalidade de educar e reintegrar jovens à sociedade acaba sendo palco de propagação da violência ao em vez de cumprir com o seu papel que na época era o local que fornecia a oportunidade de transformação na vida dos jovens de baixa renda que, por meio da mesma, poderiam se tornar médicos e advogados.