Comportamento seguro
Em segurança do trabalho grandes avanços foram realizados no que diz respeito aos aspectos ambientais, tecnológicos, legais e organizacionais e isso fez com que os índices de acidentes fossem reduzidos de forma significativa no Brasil e no mundo.
Acidentes de trabalho podem comprometer a competitividade das empresas e até a sua sobrevivência, pois elevam os custos, reduz à produtividade devida á baixa disponibilidade de pessoal e clima organizacional, além de poderem afetar a imagem da organização perante a sociedade. Geram grandes problemas para as pessoas (acidentados) e seus familiares, assim como para o país, no Brasil as estatísticas oficiais se acidentes de trabalho apontam números elevados, mesmo considerando que ocorre subnotificação.
A experiência demonstra que não e suficiente trabalhar somente com estratégias para se conseguir um ambiente de trabalho seguro e indiferentemente do nível em que estejam enquadrados os trabalhadores, seus variados costumes, atitudes, conhecimentos, e até mesmo suas condições físicas e mentais, é necessário promover a aproximação do conhecimento técnico operacional e do humano, aplicando-os no cotidiano das organizações de trabalho. Para a psicologia, o estudo da influencia humana na ocorrência de acidentes de trabalho necessita levar em conta a forma de como o ser humano se relaciona com seu meio de trabalho. Por meio deste poderemos entender, o que é ter um comportamento seguro no trabalho e onde a psicologia se enquadra nesse campo.
2- COMPORTAMENTO SEGURO
O comportamento esta em nós como a impressão digital, cada um tem um jeito de ser e basta um pouco de observação para identificarmos o significado das coisas, e quando se fala em segurança do trabalho esse assunto é de extrema importância, pois as pessoas só conseguem aceitar as normas de segurança, quando aprendem a mudar o comportamento.
Muitas tentativas de modificar os comportamentos no trabalho podem ser inúteis se os aspectos do