Resenha : Filme " A tribo da caverna do urso"
Ayla uma menina de cinco anos da tribo Cro-magnon, se viu sozinha e enfrentando os perigos da natureza após um terremoto, este tirou a vida de sua mãe e consequentemente fez ela se perder da sua tribo. Enquanto vagava sem destino foi atacada por um tigre, e mesmo muito machucada continuou a andar até ser encontrada por uma curandeira chamada Iza da tribo Neandertal. A curandeira e seu irmão adotaram Ayla mesmo contra os costumes de sua tribo, a qual não a aceitava por ela ser de outro clã. Então, Iza, para que ela fosse aceita, disse a todos que ela foi enviada pelos espíritos, pois foi um urubu preto que mostrou à Iza, a Ayla caída entre as pedras.
Essa tribo seguia os ensinamentos de seus antepassados, onde o seu líder deviria ser respeitado juntamente com a vontade dos espíritos. O próximo líder daquela tribo seria o seu filho, cujo nome era Broud, este que nunca aceitara Ayla por ela ser uma menina esperta e inteligente.
Ayla foi crescendo dentro dos costumes Neandertal sendo este uma forma do direito antigo. Alguns exemplos desses costumes são: as mulheres deveriam servir primeiramente o líder da tribo, deveria se curvar para os homens e principalmente nunca pegar em uma arma.
Desde pequena, Ayla se mostrou ser muito diferente da tribo Neandertal, e com isso sofreu muito nas mãos de Broud. Iza com medo de ela ficar desprotegida, uma vez que ela nunca foi realmente aceita pela tribo pediu para seu irmão Greb invocar os espíritos para achar um protetor para Ayla, pois todos ali tinham um. Os espíritos disseram a Greb que o protetor dela era o tigre, este que significava, dentro da cultura deles, força.
Um dia Iza decidira que Ayla seria a próxima curandeira da tribo, pois Iza já estava velha, e para Ayla ser realmente aceita pela tribo era necessário se tornar a próxima a exercer essa função.