trabalho de pneumatica
Nome: henrique
N: 10
SÉRIE: 2Meca A
Colégio: Delta
Compressores: O compressor é um equipamento industrial concebido para aumentar a pressão de um fluido em estado gasoso (ar, vapor de água, hidrogênio, etc...). Normalmente, conforme a equação de Clapeyron, a compressão de um gás também provoca o aumento de sua temperatura.
Simples Efeito E Efeito Duplo: Simples efeito: um ou mais pistões comprimem o fluido gasoso.
Dois estágios: uma estagia de maior deslocamento volumétrico comprime para ser comprimido novamente por um segundo estagio de menor capacidade, mas maior pressão.
Duplo efeito: um pistão comprime na subida e na descida, não necessariamente de pressões iguais.
Parafuso: Esse tipo de compressor possui dois rotores em forma de parafusos que giram em sentido contrario, mantendo entre si uma condição de engrena mento. A conexão do compressor com o sistema se faz através das aberturas de sucção e descarga, diametralmente opostas: O gás penetra pela abertura de sucção e ocupa os intervalos entre os filetes dos rotores. A partir do momento em que há o engrena-mento de um determinado filete, o gás nele contido fica encerrado entre o rotor e as paredes da carcaça. A rotação faz então com que o ponto de engrena mento vá se deslocando para frente, reduzindo o espaço disponível para o gás e provocando a sua compressão. Finalmente, é alcançada a abertura de descarga, e o gás é liberado. De acordo com o tipo de acesso ao seu interior, os compressores podem ser classificados em herméticos, semi-herméticos ou abertos
funcionamento e consumo: Os compressores são da família das máquinas operatrizes de fluxo compressível, assim como os ventiladores. São utilizados para proporcionar a elevação da pressão de um gás ou escoamento gasoso. Nos processos industriais, a elevação de pressão requerida pode variar desde cerca de 1,0 atm. até centenas de ou milhares de atmosferas.
Inúmeras são as aplicações dos compressores,