Trabalho De Pneumatica
Introdução 1
Historia 2
Pressão e Altitude 3
Ventos 4
Produzindo ar comprimido 5
Compressores alternativos: 6
Compressores de parafuso: 7
Compressores centrífugos: 8
Estimando consumo 9
Qualidade do ar 10
Propriedades do ar 11
Uma instalação típica 12
Filtro de ar e linha de sucção 13
Secador 14
Centro Universitário Anhanguera
Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos
Profº..............................................................
Introdução
Muito já foi escrito a respeito do ar comprimido, de sua existência desde a civilização grega até os dias atuais em que foi definida como Pneumática, portanto não é o intuito deste trabalho repeti-lo. Por estar fundamentada em conceitos da Física, da Química e da Matemática podemos sintetizar a Pneumática como a ciência que estuda a utilização do ar atmosférico como fonte de energia, cabendo aos equipamentos pneumáticos e outros artefatos a transformação desta energia em trabalho. A Pneumática abrange também o estudo sistemático da utilização do ar comprimido na tecnologia de acionamentos, comando e controle de sistemas automáticos. Este trabalho não pretende acrescentar nada ao que já existe em outras obras do gênero assim como não tem o intuito de esgotar o assunto. Mas tem a finalidade de lembrar àqueles que não estudarem com a devida seriedade esta matéria com certeza jamais terão o domínio desta tecnologia.
Niterói,___de outubro de 2014
História
A primeira máquina que a espécie humana usou para comprimir ar foram os próprios pulmões. Nos dias de hoje, vez por outra ainda é usado para essa finalidade. Os pulmões humanos podem comprimir até cerca de 0,08 atm, o que é muito pouco para a metalurgia do ouro, cobre e outros metais, que se estima ter começado por volta de 3000 AC.
Há indícios que egípcios e sumérios usavam tubos para conduzir o vento até seus fornos. O fole manual foi o primeiro compressor mecânico. Depois de 1500 AC recebeu melhoramentos como acionamento pelos pés ou por