Resenha Cr Tica A Guerra Do Fogo
Guerra do Fogo, A. Direção: Jean-Jacques Annaud. Produção: Anthony Burgess e Desmond Morris, Belstar Productions, Canadá/França, 1981. Colorido, 100 min. 1 CREDENCIAIS DOS AUTORES
Jean-Jacques Annaud (Draveil, 1 de Outubro de 1943) é um cineasta francês. Apesar de ter sua entrada proibida na China devido às filmagens de Sete Anos no Tibete foi convidado para dirigir uma adaptação de uma novela chinesa e teve a sua entrada liberada na China para a produção do seu longa-metragem Totem Lobo (Wolf Totem), com lançamento previsto para o ano de 2015. Em suas premiações recebeu duas indicações ao César, na categoria de Melhor Filme, por "A Guerra do Fogo" (1981) e "O Urso" (1988). Venceu em 1981. Ganhou dois César de Melhor Diretor, por "A Guerra do Fogo" (1981) e "O Urso" (1980). Recebeu duas indicações ao César, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, por "O Nome da Rosa" (1986) e "O Amante" (1991). Venceu em 1986.
John Anthony Burgess Wilson (Manchester, 25 de fevereiro de 1917 — Londres, 22 de novembro de 1993) foi um escritor, compositor e crítico britânico. Prolixo e controverso, grande parte da sua obra ainda permanece no anonimato, sendo lembrado principalmente pelo décimo oitavo livro, Laranja Mecânica (A Clockwork Orange, 1962). Seus livros, críticas e resenhas são marcados por grande sátira social. A mais célebre fábula de ficção científica de Anthony Burgess, "Laranja Mecânica", é um libelo pelo livre-arbítrio. Burgess preocupava-se com a ampla utilização do behaviorismo em clínicas, consultórios e prisões. O aumento a delinquência juvenil tanto no Ocidente capitalista quanto na Rússia soviética foi outro catalisador do livro cuja língua, inclusive, é um inglês russificado, de gírias abundantes. O autor retornou ao tema de Laranja Mecânica em Enderby Outside (1968) e A Clockwork Testament, or Enderby's End (1974), livros que tiveram fria acolhida.
Desmond Morris (24 de janeiro de 1928, Purton, Reino Unido) é um conhecido biólogo, doutorado