A conquista da terra e da gente
Os descobrimentos de novas terras pelos navegantes portugueses foram se sucedendo durante o século xv. No fim do século, Pedro Álvares Cabral chegou às costas das terras que mais tarde seriam chamadas Brasil. Não se tinha ideia da extensão do território. Só depois das primeiras explorações os portugueses viriam a ter uma idéia das terras encontradas.
As terras brasileiras pertenciam a Portugal por direito de descoberta . Durante os anos que se seguiram à descoberta, não houve nenhuma atividade econômica que efetivasse a posse da terra .Era bem mais interessante para os portugueses aproveitar as riquezas das terras que seus navegantes tinham achado no Oriente. Ao Brasil chegaram apenas algumas expedições exploratórias , cuja função era verificar as riquezas as possibilidades da terra . A única atividade econômica realizada nesses primeiros tempos era a exploração do pau-brasil, utilizado na Europa para extrair um corante usado em tinturaria. Os pontos de exploração, as feitorias mudavam de lugar ao longodo litoral à medida que a madeira se esgotava nos bosques próximos à costa. Nessa fase não deixaram nenhum núcleo de povoamento fixo.
Entre 1500 e 1822 , o Brasil foi côlonia de Portugal. Nesse período que ficou conhecido como Brasil colônia , muitos portugueses vieram para terras que hoje formam o território brasileiro etrouxeram seus costumes , sua religião, sua maneira de governar e principalmente , a língua que falamos e escrevemos. Eles oucuparam principalmente o litoral , ali fundando logo no início da ocupação as primeira vilas e cidades brasileiras .São Vicente foi a primeira vila brasileira fundada pelos portugueses em 1532.
A divisão territorial em estados e municípios também é herança portuguesa, assim como muitas danças , festas, instrumentos musicais, brincadeiras ,formas de cultivar a terra.
A arte colonial brasileira
A arte colonial brasileira abrange o período que vai do século