Resenha Guerra do Fogo (Filme)
Por Isabel Marinho - Unai MG
Guerra do Fogo, cujo título original é La Guerre du Feu, é um filme de aventura e drama que produzido em 1981 com a direção de Jean-Jacques Annaud e o roteiro de Gérard Brach e J.H Rosny Sr, foi filmado no Canadá e na França. Está produção ganhou um Oscar, além de sete outras indicações nos anos de 1982 e 1983. O filme possui 100 minutos e as falas foram substituídas por gestos e sons.
O filme conta a historia de uma tribo na época paleolítica da pré-história que considerava o fogo algo sobrenatural e se comunicava através de sons e gritos, pois, ainda não sabiam falar. Esta tribo morava em cavernas e possuíam lanças para se proteger, mas não tinham nenhum conhecimento de estratégia ou de proteção, eles possuíam um faro apurado o que permitia se localizar através do cheiro. Os homens eram os lideres e as mulheres não eram valorizadas. Não havia organização de tarefas e o bem mais precioso deles era o fogo. Também são mostrados outros tipos de tribos umas mais evoluídas e outras menos. Logo na primeira cena o filme retrata esta mostra a uma matilha de lobos que cerca a caverna da tribo e os homens os expulsam com o uso do fogo, alguns segundos depois outra tribo, que para disfarçar o cheiro vestiam pele de animal morto, atacam com o objetivo de roubar o fogo, há um confronto e a tribo da caverna perde e os que sobreviveram fogem para longe, com o fogo.
Eles se refugiam em um pântano e aquele que traz consigo o fogo cai na agua e o fogo se apaga, o resto da tribo se desespera, mas não castiga aquele de apagou o fogo. Então o líder da tribo nomeia três dos melhores homens para ir atrás de fogo, esta decisão gera ciúme alguns, mas os escolhidos vão à busca do fogo, eles caminham alguns dias, se deparam com alguns contratempos, como dois leões com fome e ficam algum tempo presos em uma arvore para não serem comidos, mas conseguem chegar a uma tribo que possui o fogo, para não serem massacrados eles