Resenha filme uma menina muito maluquinha
CAMPUS I
CURSO DE PEDAGOGIA
RESENHA DO FILME UMA PROFESSORA MUITO MALUQUINHA
GAMA – DF
2013
RESENHA DO FILME UMA PROFESSORA MUITO MALUQUINHA
Acadêmica:Shirley Xavier
Professora: Fernanda Penna
4º Semestre 2013
Em adaptação cinematográfica da obra de Ziraldo “Uma professora muito maluquinha” o autor teve a intenção de fazer crítica a um sistema educacional ultrapassado, visando transformação em sala de aula.
É de suma importância que estes conceitos educacionais sejam renovados e atualizados.
A história se passa em uma cidadezinha do interior de São João Del Rei na década de 1940.
A professora Catarina retorna da cidade grande onde foi concluir seus estudos, passa então a lecionar em uma escola primaria comandada por padres onde seu regime é tradicional, Cate então causa um desconforto nas professoras que não concordam com seu método de ensino, pois utilizam um método ultrapassado e tradicional.
A professorinha conquistou o coração de seus alunos, fazendo toda a diferença com uma metodologia atualizada e que oferece significado para seus alunos, onde aprender é prazeroso.
Catarina incentivou a leitura através de bilhetes e a leitura diária de capitulo de As Desventuras de Sófia (Condessa de Ségur) um de seus prediletos. Cria a maquina de ler, procurando sempre trazer novidades para seus alunos. Leva- os ao cinema com intuito de ensiná-los novas culturas.
Revoluciona em sua forma de avaliação deixando os métodos conservadores para traz, transformando o ambiente escolar onde todos possam dar assas a imaginação, através de cinema, musicas, livros, teatro e brincadeiras em sala de aula como ferramentas do conhecimento.
Embora tenha sido seu primeiro trabalho em sala de aula “Catarina” teve êxito, pois conseguiu fazer a diferença fazendo com que as crianças assimilassem os conhecimentos ministrados de forma plausível e prazerosa despertando a importância de mudança à mesma.
Buscando novos saberes abolindo o conhecimento