Resumo do livro "uma professora muito maluquinha."
Resenha Comentada:
Livro “Uma professora muito maluquinha”.
Autor: Ziraldo
Nome: Ana Caroline S. Bagio
RA: 0033986
São Paulo
2012
Este livro trata da história de uma professora muito querida por seus alunos onde eles a fantasiam. Diziam que ela tinha estrela nos olhos, voz e jeito de sereia, o sorriso solto como um pássaro era uma professora inimaginável, para os meninos ela era uma artista de cinema e para as meninas uma fada madrinha.
A jovem Cate, 18 anos, depois de estudar na capital, volta para sua cidade no interior de Minas Gerais, para dar aulas na escola primária. Entusiasmada, livre e comunicativa, ela conquista os alunos assim que chega, mas seu comportamento não agrada às professoras conservadoras que tinham na escola.
As aulas da Professora Maluquinha são uma aventura feliz, uma contínua brincadeira, a cada dia uma novidade. Toda aula começa com uma frase diferente no quadro e um prêmio para quem a ler mais depressa. Depois, ao invés de fazer chamada a professora solicitou que os alunos escrevessem o nome um do outro e depois embaralhou o nome de todos e pediu que eles arrumassem na ordem alfabética, assim ela conseguiu que eles descobrissem como colocar em ordem os nomes iguais.
Cate inventa a máquina de ler: uma bobina de papel de embrulho de loja com uma manivela. Ela gira o rolo e as crianças leem os versos que surgem de baixo para cima. Aproveita e leva a classe para assistir ao filme Cleópatra no cinema da cidade, assim que foi inaugurado. E assim seus alunos conhecem a História Universal, decoram tabuada com música e leem cada vez mais depressa.
A professora era apelidada de maluquinha por ser diferente das suas colegas de trabalho, pois ela utilizava a brincadeira como uma das metodologias de trabalho, como a forca, jogos de rima, caça palavras, cartazes, capas de revistas ou anúncios para ensinar as crianças. Com isso os alunos se empolgam na sua sala e faziam